O Triunfo das Máquinas: Fragmentos do Futurismo Italiano em Álvaro de Campos

Rodrigo Póvoas

RESUMO: Álvaro de Campos, uma das personalidades ou “possibilidades” interiores de Fernando Pessoa, é considerado um dos maiores representantes do Futurismo Português, movimento artístico e literário de origem italiana, caracterizado não somente pela rejeição do passado através da adoção de uma linguagem provocatória e violenta, mas que possui, além disso, em uma das suas simbologias mais importantes, a máquina. Nesse sentido, pode-se considerar os poemas de Álvaro de Campos uma espécie de declaração quase afetiva de exaltação das engrenagens da modernidade, exaltação esta que não deixa de ressignificar, de modo sensível, as tensões nervosas do cosmopolitismo. O objetivo deste artigo é justamente propor uma análise dos fragmentos do Futurismo Italiano nos poemas de Álvaro de Campos e também refletir acerca de sua relação com a temática do maquinismo.

PALAVRAS-CHAVE: Futurismo Português; Máquina; Cosmopolitismo; Álvaro de Campos.

ABSTRACT: Álvaro de Campos, one of the personalities or “possibilities” of Fernando Pessoa, is considered one of the most representative authors in Portugal in the artistic and literary movement called Futurism, which has its origins in Italy, and is characterized not for the rejection of the past adopting a provocative and violent language only, but has, in action, as one of its most important symbols the machine.
In this sense we can consider Álvaro’s poems a kind of statement almost affective exaltation of modernity gears. This article aims precisely to propose an analysis of Italian Futurism fragments in the Álvaro’s poems and also to reflect on their relation to the theme of machinery.

KEYWORDS: Portuguese Futurism; machine; Cosmopolitism; Álvaro de Campos.