Ressignificando Medeias: o Contexto Sócio-Histórico para a Construção de uma Heroína

Renata Blessmann Ferreira

RESUMO: Este artigo objetiva traçar uma relação entre Medeia, de Sêneca, e Gota d’água, de Paulo Pontes e Chico Buarque de Hollanda, entendidas como obras cujas protagonistas atendem às necessidades político-sociais de determinado contexto histórico. Assim, busca delinear que ambas as obras são exemplo do contínuo processo de ressemantização, ao inovarem temática e esteticamente em relação ao cânone euripidiano.

PALAVRAS-CHAVE: Medeia; Gota d’água; Sêneca; Eurípedes; Paulo Pontes; Chico Buarque de Hollanda; tragédia; releitura; mito.

ABSTRACT: This article aims to draw a relation between Seneca’s Medea and Paulo Pontes’ and Chico Buarque de Hollanda’s Gota d’água, understood as works whose protagonists meet the political and social needs of a particular historical context. Thus, this paper seeks to outline that both works are examples of the continuous resemantization process, as they innovate thematic and aesthetically the Euripidean canon.

KEYWORDS: Medea; Gota d’Água; Seneca; Euripedes; Paulo Pontes; Chico Buarque de Hollanda; tragedy; reinterpretation; myth.