Para Publicar

A Mafuá aceita artigos, traduções e resenhas em fluxo contínuo, ou seja, submissões de trabalhos/contribuições para qualquer uma das sessões – Ensaios, Metafrasis e Resenhas – da revista pode ser feita a qualquer momento, sem data definida. Assim, os materiais recebidos serão, se aprovados, incluídos na edição mais próxima, dentro do possível.

DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

Condições de submissão

Autor

  1. O(s) autor(es) deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.

Textos

  1. Prefere-se que os trabalhos submetidos sejam inéditos. O autor deverá informar caso o artigo já tenha sido publicado e em qual periódico.
  2. A temática dos textos deve estar relacionada à literatura, brasileira ou estrangeira.
  3. Os textos podem ser submetidos em língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, italiana ou alemã.
  4. Não serão estabelecidos limites no número de páginas.
  5. O trabalho deve ser recomendado por um(a) professor(a) da instituição de origem. A recomendação deve ser enviada pelo(a) professor(a) de seu próprio endereço de e-mail, e pode seguir o modelo abaixo:

    Eu, (nome do professor), professor de (linha de pesquisa, departamento), na (nome da universidade), recomendo o texto (título do texto), de autoria de (nome do aluno), desenvolvido durante (disciplina, projeto de pesquisa etc) por mim ministrado (ou orientado).

  6. O material para publicação pode, tanto ser submetido pelo aluno/autor, quanto pelo professor, desde que contenha o(s) contato(s) (e-mail) dos autor(es).
  7. O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
  8. O material deve ser enviado em arquivo Word.
  9. As submissões que não atenderem aos critérios definidos acima serão recusadas.
  10. A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.

Apresentação dos trabalhos

Elementos pré-textuais

  • Título e subtítulo: Devem vir em fonte Arial, corpo 12, alinhamento centralizado e espaçamento simples entre linhas;
  • O nome do autor: Deve ser colocado duas linhas abaixo do título, em fonte Arial, corpo 12, alinhado à direita. Logo abaixo do nome do autor deve constar sua afiliação completa (instituição de origem, unidade/centro/instituto, departamento, cidade, estado, país) e e-mail para contato; e o endereço do currículo Lattes;
  • RESUMO: Os textos deverão conter um resumo em português e sua versão em inglês; caso o idioma do texto não seja português, pede-se um resumo no idioma do texto, um resumo em português e um resumo em inglês. Deve aparecer a palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. O texto do resumo deve estar justificado, em fonte Arial, corpo 10, com espaçamento simples entre linhas;
  • PALAVRAS-CHAVE: Os textos deverão conter, no mínimo, três palavras-chave em português e sua respectiva versão no idioma utilizado na versão em língua estrangeira do resumo. Logo abaixo do RESUMO deve aparecer a expressão PALAVRAS-CHAVE em caixa alta e em negrito. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula e estar em fonte Arial, corpo 10, com espaçamento simples entre linhas.

Elementos textuais

  • Fonte: A fonte utilizada deverá ser Arial, corpo 12;
  • Espaçamento: O espaço entre linhas deve ser 1,5;
  • Parágrafos: O recuo deve ser de 1,25 (para isto utilize a tecla TAB);
  • Citações: As citações com até 3 linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas. As citação com mais de três linhas devem ter 4 cm de recuo da margem esquerda e devem estar separadas do corpo do texto por dois espaços duplos, antes e depois. A citação deve ser escrita com espaçamento simples entre linhas, fonte corpo 10 e deve vir sem aspas.
    Todas as citações do texto devem conter o nome do autor, o ano da publicação e o número da página. Ex: (LAJOLO, 2003, p. 52);
  • Títulos e subtítulos das seções: Devem vir em fonte corpo 10, negrito, alinhados à esquerda;
  • Elementos ilustrativos: Devem conter a fonte logo abaixo da ilustração e a referência completa ao final do texto.

Elementos pós-textuais: devem ser colocados logo após o término do artigo

  • Notas explicativas: Todas as notas devem constar no final do texto, numeradas, em formato de notas de fim;
  • Referências: Todas as referências devem vir no final do texto e devem estar de acordo com a norma NBR 6023. Exemplos:

    Livro
    COUTINHO, A. Crítica e teoria literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.Capítulo de LivroLAJOLO, M. “A leitura na formação da literatura brasileira de Antonio Candido”. In: RUERDAS DE LA SERNA, J. (Org.). História e literatura: homenagem a Antonio Candido. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 51-75.Artigo em periódicoCARVALHO, N. Polissemia e homonímia. In: Investigações: linguística e teoria literária. Recife: UFPE, V. 10, p. 119-129, dez. 1999.

  • Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.

Avaliação dos trabalhos

O processo de avaliação dos artigos se dá pelo regime de pares às cegas. Cada artigo é encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores externos especialistas, integrantes do Conselho Editorial da revista, sendo garantido o anonimato aos autores e avaliadores durante todo o processo.

Após o recebimento dos originais, a Comissão Editorial se responsabiliza por enviá-los a dois membros do Conselho Editorial, que por sua vez terão o prazo de trinta dias corridos para emitir seus pareceres.

A publicação dos artigos poderá ser:

  • publicar como está ou incluir apenas pequenas modificações;
  • publicar, incluindo modificações substantivas;
  • não publicar;
  • o artigo deve ser enviado para outro periódico;
  • reapresentar depois de melhor trabalhado.

DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE TRADUÇÕES

  1. O(s) autor(es) da tradução deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
  2. A tradução deve ser recomendada por um(a) professor(a) da instituição de origem. A recomendação deve ser enviada pelo(a) professor(a) de seu próprio endereço de e-mail, e pode seguir o modelo abaixo:
    Eu, (nome do professor), professor de (linha de pesquisa, departamento), na (nome da universidade), recomendo o texto (título do texto), de autoria de (nome do aluno), desenvolvido durante (disciplina, projeto de pesquisa, etc.) por mim ministrado (ou orientado).
  3. Os textos traduzidos podem ser:
    a) artigos e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira;
    b) textos de criação publicados originalmente em língua estrangeira.
  4. Caso o texto original não esteja em domínio público, deverá ser enviada, em conjunto, a autorização da instituição detentora dos direitos autorais para que a tradução seja publicada.
  5. Deverá constar, em conjunto com a tradução:
    5.1 De artigos e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira:
    a) o texto original;
    b) indicação do periódico ou livro em que foi publicado originalmente;
    c) um texto de apresentação do artigo ou ensaio traduzido.
    5.2 De textos de criação publicados originalmente em língua estrangeira:
    a) o texto original;
    b) indicação do livro ou local em que foi publicado originalmente;
    c) um texto de apresentação da obra.
  6. O conteúdo traduzido, no caso de artigos e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira, deve se adequar à proposta da revista e fazer parte de discussões sobre literatura, teoria e/ou crítica literária.
  7. O material deve ser enviado em arquivo Word (.doc ou .docx), seguindo as normas pré-textuais, textuais e pós-textuais mesmas dos artigos.
  8. O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
  9. As submissões que não atenderem aos critérios definidos acima serão recusadas.
  10. A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.
  11. O Conselho Editorial comunicará ao autor se o trabalho foi aceito ou recusado.
  12. A Mafuá se reserva o direito de aceitar, eventualmente, traduções de artigos, ensaios ou criações de pós-graduandos.

DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE RESENHAS

  1. A Mafuá recebe resenha de livros (teóricos e literários) e de filmes.
  2. O(s) autor(es) da resenha deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
  3. Os livros devem pertencer à área de Letras (obras teóricas ou literárias).
  4. Serão aceitas resenhas de obras literárias dos últimos 3 anos, a partir do ano de submissão. As obras teóricas não possuem tempo limite de publicação.
  5. Serão aceitas resenhas de filmes lançados nos últimos 3 anos, a partir do ano de submissão.
  6. Serão aceitas resenhas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.
  7. As resenhas devem conter entre duas a cinco laudas.
  8. O material deve ser enviado em arquivo Word (.doc ou .docx), seguindo as normas pré-textuais, textuais e pós-textuais mesmas dos artigos.
  9. O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
  10. As submissões que não atenderem aos critérios definidos acima serão recusadas.
  11. A Comissão Editorial avaliará e comunicará ao autor se o trabalho foi aceito ou recusado.
  12. A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.

DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE CRIAÇÕES

  1. A Mafuá recebe criações literárias, visuais, audiovisuais e musicais.
  2. O(s) autor(es) da criação deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
  3. O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
  4. A Comissão Editorial avaliará e comunicará ao autor se o trabalho foi aceito ou recusado.
  5. A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.
  6. A Mafuá se reserva o direito de aceitar, eventualmente, criações de pós-graduandos ou autores convidados.