Apresentação

Prezado leitor,

Chegamos à 16ª. edição da revista Mafuá, continuando o trabalho de oferecer aos alunos dos cursos de graduação em Letras um espaço para a publicação de sua produção intelectual a fim de estimular a atividade da escrita como parte do processo de desenvolvimento da autonomia de reflexão necessária à formação de professores e pesquisadores.

Neste número, na seção criação, apresentamos Casa de Repouso, primeira parte do romance multimídia, dos Professores Drs. Alckmar Luiz dos Santos, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (UFSC), e Wilton Azevedo (Mackenzie).

Na seção Metafrasis temos a tradução da doutoranda Iliane Tecchio para a carta de Charlotte Stoker, a seu filho, Bram Stoker, Charlotte Stoker’s Account of “The Cholera Horror” in a Letter to Bram Stoker (c. 1875).

Em Obra rara, temos o romance O mistério, cuja primeira edição data de 1920, de Viriato Corrêa, Medeiros e Albuquerque, Afrânio Peixoto e Coelho Neto .

Quanto aos artigos, temos neste número o texto de Maria Cristina de Melo (UFJF), A Ostra e o Vento: o feminino ferido; Ailton Magela de Assis Augusto (UFJF), Até que treze tiros nos acordam: uma leitura teopoética de Mineirinho, de Clarice Lispector; Jailton Gonçalves Prates (UNICENTRO-PR), Divina esculhambação: uma análise da poesia de Juó Bananére; Samanta Rosa Maia (UFSC), Fantasiar com o fantástico: as fantasias de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Ligia Maria Bremer (UFSC), Reflexões sobre a desumanização da cidade: uma leitura do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira; Celso da Silva (UFSC), A visão do Padre Antônio Vieira sobre a escravidão; Tony Roberson de Mello Rodrigues (UFSC), Os julgamentos do filho pródigo: quem conhece o que é verdade? eCamila Fernandes Braga e Nágila Machado Pires dos Santos, Memórias de Emília: aspectos de uma literatura para crianças.

Abrimos a edição com a capa de Fátima Queiroz, formada em letras, autodidata em artes visuais (fractais, colagens, poesia visual, arte postal etc).

Boa leitura.