A Mafuá aceita artigos, traduções e resenhas em fluxo contínuo, ou seja, submissões de trabalhos/contribuições para qualquer uma das seções – Ensaios, Metafrasis e Resenhas – da revista pode ser feita a qualquer momento, sem data definida. Assim, os materiais recebidos serão, se aprovados, incluídos na edição mais próxima, dentro do possível.
- Diretrizes para publicação de artigos
- Diretrizes para publicação de traduções
- Diretrizes para publicação de resenhas
- Diretrizes para publicação de criações
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
Condições de submissão
Autor
- O(s) autor(es) deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
Textos
- Prefere-se que os trabalhos submetidos sejam inéditos. O autor deverá informar caso o artigo já tenha sido publicado e em qual periódico.
- A temática dos textos deve estar relacionada à literatura, brasileira ou estrangeira.
- Os textos podem ser submetidos em língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, italiana ou alemã.
- Não serão estabelecidos limites no número de páginas.
- O trabalho deve ser recomendado por um(a) professor(a) da instituição de origem. A recomendação deve ser enviada pelo(a) professor(a) de seu próprio endereço de e-mail, e pode seguir o modelo abaixo:
Eu, (nome do professor), professor de (linha de pesquisa, departamento), na (nome da universidade), recomendo o texto (título do texto), de autoria de (nome do aluno), desenvolvido durante (disciplina, projeto de pesquisa etc) por mim ministrado (ou orientado).
- O material para publicação pode, tanto ser submetido pelo aluno/autor, quanto pelo professor, desde que contenha o(s) contato(s) (e-mail) dos autor(es).
- O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
- O material deve ser enviado em arquivo Word.
- As submissões que não atenderem aos critérios definidos acima serão recusadas.
- A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.
Apresentação dos trabalhos
Elementos pré-textuais
- Título e subtítulo: Devem vir em fonte Arial, corpo 12, alinhamento centralizado e espaçamento simples entre linhas;
- O nome do autor: Deve ser colocado duas linhas abaixo do título, em fonte Arial, corpo 12, alinhado à direita. Logo abaixo do nome do autor deve constar sua afiliação completa (instituição de origem, unidade/centro/instituto, departamento, cidade, estado, país) e e-mail para contato; e o endereço do currículo Lattes;
- RESUMO: Os textos deverão conter um resumo em português e sua versão em inglês; caso o idioma do texto não seja português, pede-se um resumo no idioma do texto, um resumo em português e um resumo em inglês. Deve aparecer a palavra RESUMO em caixa alta e em negrito. O texto do resumo deve estar justificado, em fonte Arial, corpo 10, com espaçamento simples entre linhas;
- PALAVRAS-CHAVE: Os textos deverão conter, no mínimo, três palavras-chave em português e sua respectiva versão no idioma utilizado na versão em língua estrangeira do resumo. Logo abaixo do RESUMO deve aparecer a expressão PALAVRAS-CHAVE em caixa alta e em negrito. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula e estar em fonte Arial, corpo 10, com espaçamento simples entre linhas.
Elementos textuais
- Fonte: A fonte utilizada deverá ser Arial, corpo 12;
- Espaçamento: O espaço entre linhas deve ser 1,5;
- Parágrafos: O recuo deve ser de 1,25 (para isto utilize a tecla TAB);
- Citações: As citações com até 3 linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas. As citação com mais de três linhas devem ter 4 cm de recuo da margem esquerda e devem estar separadas do corpo do texto por dois espaços duplos, antes e depois. A citação deve ser escrita com espaçamento simples entre linhas, fonte corpo 10 e deve vir sem aspas.
Todas as citações do texto devem conter o nome do autor, o ano da publicação e o número da página. Ex: (LAJOLO, 2003, p. 52); - Títulos e subtítulos das seções: Devem vir em fonte corpo 10, negrito, alinhados à esquerda;
- Elementos ilustrativos: Devem conter a fonte logo abaixo da ilustração e a referência completa ao final do texto.
Elementos pós-textuais: devem ser colocados logo após o término do artigo
- Notas explicativas: Todas as notas devem constar no final do texto, numeradas, em formato de notas de fim;
- Referências: Todas as referências devem vir no final do texto e devem estar de acordo com a norma NBR 6023. Exemplos:
Livro
COUTINHO, A. Crítica e teoria literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.Capítulo de LivroLAJOLO, M. “A leitura na formação da literatura brasileira de Antonio Candido”. In: RUERDAS DE LA SERNA, J. (Org.). História e literatura: homenagem a Antonio Candido. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 51-75.Artigo em periódicoCARVALHO, N. Polissemia e homonímia. In: Investigações: linguística e teoria literária. Recife: UFPE, V. 10, p. 119-129, dez. 1999. - Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.
Avaliação dos trabalhos
O processo de avaliação dos artigos se dá pelo regime de pares às cegas. Cada artigo é encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores externos especialistas, integrantes do Conselho Editorial da revista, sendo garantido o anonimato aos autores e avaliadores durante todo o processo.
Após o recebimento dos originais, a Comissão Editorial se responsabiliza por enviá-los a dois membros do Conselho Editorial, que por sua vez terão o prazo de trinta dias corridos para emitir seus pareceres.
A publicação dos artigos poderá ser:
- publicar como está ou incluir apenas pequenas modificações;
- publicar, incluindo modificações substantivas;
- não publicar;
- o artigo deve ser enviado para outro periódico;
- reapresentar depois de melhor trabalhado.
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE TRADUÇÕES
- O(s) autor(es) da tradução deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
- A tradução deve ser recomendada por um(a) professor(a) da instituição de origem. A recomendação deve ser enviada pelo(a) professor(a) de seu próprio endereço de e-mail, e pode seguir o modelo abaixo:
Eu, (nome do professor), professor de (linha de pesquisa, departamento), na (nome da universidade), recomendo o texto (título do texto), de autoria de (nome do aluno), desenvolvido durante (disciplina, projeto de pesquisa, etc.) por mim ministrado (ou orientado). - Os textos traduzidos podem ser:
a) artigos e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira;
b) textos de criação publicados originalmente em língua estrangeira. - Caso o texto original não esteja em domínio público, deverá ser enviada, em conjunto, a autorização da instituição detentora dos direitos autorais para que a tradução seja publicada.
- Deverá constar, em conjunto com a tradução:
5.1 De artigos e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira:
a) o texto original;
b) indicação do periódico ou livro em que foi publicado originalmente;
c) um texto de apresentação do artigo ou ensaio traduzido.
5.2 De textos de criação publicados originalmente em língua estrangeira:
a) o texto original;
b) indicação do livro ou local em que foi publicado originalmente;
c) um texto de apresentação da obra. - O conteúdo traduzido, no caso de artigos e ensaios publicados originalmente em língua estrangeira, deve se adequar à proposta da revista e fazer parte de discussões sobre literatura, teoria e/ou crítica literária.
- O material deve ser enviado em arquivo Word (.doc ou .docx), seguindo as normas pré-textuais, textuais e pós-textuais mesmas dos artigos.
- O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
- As submissões que não atenderem aos critérios definidos acima serão recusadas.
- A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.
- O Conselho Editorial comunicará ao autor se o trabalho foi aceito ou recusado.
- A Mafuá se reserva o direito de aceitar, eventualmente, traduções de artigos, ensaios ou criações de pós-graduandos.
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE RESENHAS
- A Mafuá recebe resenha de livros (teóricos e literários) e de filmes.
- O(s) autor(es) da resenha deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
- Os livros devem pertencer à área de Letras (obras teóricas ou literárias).
- Serão aceitas resenhas de obras literárias dos últimos 3 anos, a partir do ano de submissão. As obras teóricas não possuem tempo limite de publicação.
- Serão aceitas resenhas de filmes lançados nos últimos 3 anos, a partir do ano de submissão.
- Serão aceitas resenhas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.
- As resenhas devem conter entre duas a cinco laudas.
- O material deve ser enviado em arquivo Word (.doc ou .docx), seguindo as normas pré-textuais, textuais e pós-textuais mesmas dos artigos.
- O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
- As submissões que não atenderem aos critérios definidos acima serão recusadas.
- A Comissão Editorial avaliará e comunicará ao autor se o trabalho foi aceito ou recusado.
- A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE CRIAÇÕES
- A Mafuá recebe criações literárias, visuais, audiovisuais e musicais.
- O(s) autor(es) da criação deverá(ão) ser aluno(s) de graduação.
- O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço mafuanupill@gmail.com.
- A Comissão Editorial avaliará e comunicará ao autor se o trabalho foi aceito ou recusado.
- A Mafuá se reserva o direito de proceder modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista.
- A Mafuá se reserva o direito de aceitar, eventualmente, criações de pós-graduandos ou autores convidados.