Apresentação e editorial

Samanta R. Maia

Neste semestre, publicamos a primeira edição da Mafuá sob o modelo de submissão em fluxo contínuo! Isso significa que, agora, todos que desejarem contribuir com a revista poderão enviar seus trabalhos a qualquer momento, sem ter de aguardar por um prazo de abertura ou fechamento para o envio. O modelo também se aplica a todas as seções da revista: Ensaios, Resenhas, Metafrasis (traduções) e Criações – lembrando que a necessidade de recomendação de um professor existe apenas para a seção Ensaios.

Dentre os destaques desse número, apontamos a seção “Criações”, que conta com duas produções. A primeira, Na íntima, de autoria de Juliana Faria e Isabela Melim Borges Sandoval, é uma produção fotográfica na qual o preto e o branco das imagens faz a cola-estranha entre os tempos da mulher de hoje e a mulher dos excertos do poeta B. Lopes (1859-1916). A segunda, uma produção em vídeo intitulada Do amor e das minhocas da entropia, de autoria de Ariele Louise Barichello Cunha, é muito mais que o resultado de uma disciplina cursada e muito mais que o resultado de um conjunto de leituras pessoais: é a ilustração dos poderes daquele que ama literatura.

Sempre empenhada em oferecer espaço para vozes que soam acadêmicas pela primeira, segunda ou terceira vez, a Mafuá reforça o convite à leitura dos trabalhos publicados na seção “Ensaios”, mantendo no seu perfil, como em todas as outras edições, a diversidade e o inusitado:

  • representando a literatura portuguesa contemporânea e a presença feminina nas Letras, Anjos mulheres: o voo do corpo feminino na poesia de Maria Teresa Horta, de Elisa M. Garcia e Joice F. Martins;
  • dando visibilidade à aliança cada vez mais forte entre o cinema e a literatura, Tinker Bell: as duas faces de uma fada, de Fernanda Bressan, analisa a personagem Tinker Bell do livro Peter Pan, de J. M. Barrie, em confronto com as versões dessa mesma personagem feitas pelos últimos filmes da Walt Disney Studios;
  • representando a literatura brasileira, Mudanças identitárias da enigmática Rosalina, de “Ópera dos mortos”, de Maria H. Castagnara e Mayara C. de Brito, interpreta os comportamentos e/ou mudanças de Rosalina ao longo do romance Ópera dos mortos, publicado em 1967 pelo escritor mineiro Autran Dourado (1926-2012);
  • ainda na literatura brasileira, Coelho Neto, o mistério da Esfinge, de Thomas Alves Häckel, recupera um título antigo,Esphinge, de 1906, para refletir sobre a coerência ou não dos mecanismos estéticos do romance com relação à sensibilidade moderna recém-nascida;
  • nessa toada, Da retomada da experiência à profanação da mídia: uma análise da crônica “A eterna imprudência” de Humberto de Campos, de Kleber Kurowsky, examina uma crônica de um amigo de Coelho Neto (1864-1934), Humberto de Campos (1886-1934), pondo em questão a “profanação da mídia”, com Giorgio Agamben, e retomando o conceito de “experiência”, de Walter Benjamin;
  • servindo-se igualmente das formulações teóricas de Benjamin, Uma imersão na reprodutibilidade técnica, de João Gabriel de Almeida, repensa os conceitos apresentados pelo autor em “A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica” a partir da revolução linguístico-informacional do Capitalismo contemporâneo;
  • por fim, entre, e além, das redes da noção territorial e nacional de literatura, La historia de la literatura hispanoamericana por un brasileño: la contribuición de la obra de João Francisco Ferreira, de Alessandra S. Garcia e Verônica F. Roque, exibe os primeiros resultados de um projeto de investigação sobre histórias da literatura escritas por brasileiros, avaliando a colaboração de João Francisco Ferreira para a historiografia hispanoamericana.

Recomendamos ainda, sem querer revelar os detalhes das surpresas deste número, uma visita à seção “Obra rara”, que, desta vez, tirou os mofos da segunda edição de O cysne (1912), livro de poemas de Batista Cepelos, e disponibilizou essa raridade em roupagem eletrônica – acessível mesmo aos mais alérgicos!

Desejamos uma ótima leitura a todos!

 


 

Comissão Editorial

Alckmar Luiz dos Santos
Eduarda da Silva
Paulo Henrique Pergher
Samanta Rosa Maia
Tiago Ribeiro