Apresentação e editorial

Karem Caroline da Silva, Cíntia Guazzelli Sotoriva

Querida leitora e querido leitor,

É com muita felicidade que anunciamos a 35ª edição da revista Mafuá! Preparem-se para apreciá-la do começo ao fim!

Essa edição conta com duas resenhas: meu corpo minha casa: um mergulho na nascente, de Alana Pinto Margarida e Espero tua (re)volta: os desafios de uma educação de resistência, de Daniela Littig Endlich e Isadora Benicá Gomes.

Além disso, apresentamos duas criações: os contos Mofo, Pedidos e Rá, de Lorena Dias e o conto À luz do tempo, nossa sombra no espaço, de Deivity Cabral.

Também apresentamos sete artigos: (i) “De todo modo, era a minha revolução”: Silenciamento de vozes femininas na Geração Beat, de Ariane Ribeiro Santana; (ii) Do lado de fora: a entrevista. Do lado de dentro: Com armas sonolentas de Carola Saavedra, de Caroline Barbosa; (iii) Sexteto Atlas de Nuvens, de Júlia Serrano; (iv) Desventuras em série: um estudo sobre a construção da personagem, de Júlia Oliveira; (v) A transubstanciação da linguagem: processos alquímicos em Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima, de Pablo Vinícius Nunes Garcia; (vi) Conversas de Rodapé: um estudo da atividade mediativa e formativa em Reinações de Narizinho, da Editora Companhia, de Raffael Lucas Fernandes Costa; (vii) Ação e Inação em Waiting for Godot de Samuel Beckett, de Vinícius Teixeira Nunes.

Nessa edição entrevistamos, com muito prazer, a Doutora em Linguística Ana Cláudia de Souza, professora do Departamento de Metodologia da UFSC. O tema da entrevista é o contexto de ensino nesse período de pandemia.

Para fechar essa apresentação, desejamos que vocês se deleitem com tudo o que a 35ª edição da Mafuá oferece! 

Até breve!