Apresentação

Mais uma edição da Mafuá, revista de literatura em meio digital, e temos diversas mudanças para essa edição, mudanças essas que nós nos esforçamos para deixar transparente para vocês, leitores. Mas nossos esforços não fogem da nossa proposta: divulgar o trabalho, produção, artes, manifestações pensantes de estudantes da graduação.

Nesta edição tivemos uma boa leva de ensaios enviados para a revista e, através do trabalho de nossos pareceristas, publicamos aqui os trabalhos mais interessantes de estudantes de Letras de todo o Brasil.

Em criações, pela fotografia demonstrando as visões de um jovem em Cuba – com suas mulheres negras em roupas vibrantes e seus prédios decadentes – temos uma prévia da mostra fotográfica de Luiz Henrique de Nadal, graduando de Jornalismo e Letras Português. Apresentamos também um fragmento do poema, em meio e produção digital, de Álvaro Andrade Garcia sobre a Palavra. Veja e tire suas próprias conclusões. A poeta portuguesa Sylvia Beirute nos apresenta um poema inédito entre suas várias facetas. Salma Ferraz, professora do curso de Letras Português da UFSC, nos mostra atráves do humor um pouco sobre a realidade da cultura popular brasileira e as atuais produções finaciadas pela grande mídia.

Apresentamos na seção metafrasis a tradução de um poema de Akutagawa, escritor japonês das primeiras décadas do Século XX, considerado o “pai do conto japonês”. O prefácio escrito por Julia Orie apresenta uma obra fantástica do escritor japonês traduzido por Luiz Henrique Bozzo.

E na entrevista,o músico português JP Simões fala um pouco sobre o seu projeto solo, da influência da MPB, da estadia no Brasil durante a infância e da suas relações com outras artes.

A obra rara desta edição conta com um discurso de Luiz Murat, jornalista e poeta, proferido no Centenário de Bocage no ano de 1905.