O nome a morte a sorte como acaso
o nome,
a morte,
a sorte como acaso (14)
peshawar
islamabad
lahore
rawalpindi
islamabad
peshawar
hyderabad
lahore
em vão experimento nomes
ouvindo na minha língua
significados que desconheço
war
bad
la
islam
hyde
pesh
war
la
hore
hore
hore
war is terrorism
war is terror
peshawar
lahore
peshawar
kashimir
hyderabad
nomes de cidades
invisíveis
nomes de mulheres
invisíveis
nomes
invisíveis
quetta
karachi
sibi
okara
benazir
morta
em nome do pai
dos filhos
e do filho
também
ao Sul
no amplo V
por entre
o
mar da arábia
e a
baía de bengala
funda geografias:
terras tribais
punjabis burocratas
pastores sindis
ao Norte
a cashemira indiana de um paquistão sem fonteiras
lugares como homens
não há lugares, só há homens
etnias atividades técnicas
em oxford
em harvard
benazir aprendeu
em língua que não a sua
jamais fomos modernos
em vão expõe
seu corpo físico
e o butto nome
ao sacrifício
do clandestino
como mantra
como saga
como rito reza eco
em sortilégio
retorna
é mulher
e escuta
tão longe tão perto:
peshawar
harvard
oxford
hyderabad
lahore
o clã bhutto perdera o pai
os dois filhos
e a filha
também
peshawar
hyderabad
cachemire
que males escondem aí
que levas meu nome contigo
que me fazes ser selvagem
assim a casa
dia após dia
arrumar a casa
varrer com mão segura
a poeira acumulada
em cada canto
tirar as sobras dos partos
substituir pouco a pouco
o alumínio das panelas
pelo barro ancestral
separar temperos e sementes
congelar carnes
e as verduras nas gavetas
mais baixas
guardadas secas
para longa duração
a mulher assim refaz
em sua faina diária
quase insana e solitária
a história da humanidade
assim as portas
(em tempos extensos)
o homem projeta
a voz – gutural
a via – pública
ensina ao filho
a distância
uma quadra um quarteirão
um acre
o verde
o amarelo
o vermelho.
do motor a mensuração
do valor o mapa.
e o mar.
em cotidiano invisível,
e homem assim, este
refaz quase insana
e coletivamente
a mesma história
da mesma e humana gente
(ou nada.)
assim a cidade
a cidade construída:
planificada
em [sua] exata arquitetura.
lugares eternos – onde
entrem o homem
e a mulher também.
vinculados
mobilizados
pelo exato do afeto:
pura paixão, razão incerta.