Apresentação e editorial

Gabriel Esteves, Vinícius Rutes Henning

O JORNALEIRO (erguendo um jornal sobre a cabeça)
Ó leitores! Ó leitoras! Atenção: acaba de sair…

O POVO (ansioso)
É ela?!…

O JORNALEIRO
É ela!… (tosse afetadamente) É a novíssima; é a 36ª edição da revista Mafuá!

O POVO (eufórico)
Bravo, jornaleiro! Bravo! Bendito o que semeia Mafuás a mão cheia! (batem palmas)

O JORNALEIRO (agradecendo)
Aqui há, nesta edição, seis Ensaios interessantíssimos, imperdíveis: passamos pelo romantismo alemão em Besonnenheit, Unverborgenheit, Styl: notas sobre subjetividade e forma literária a partir da tradição alemã, de Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos; pela vanguarda cubofuturista russa, no artigo Entre o coletivo e o individual: a poética vanguardista de Vladímir Maiakóvski e a representação do amor e do cotidiano em Sobre Isto, de Paola Vitória de Lana Melo de Carvalho; por alguns clássicos da literatura brasileira, tanto em Adultério em Dom Casmurro: retórica da irresistibilidade, de Lívia Lopes Marangoni, quanto em Escolhas e representações de Graciliano Ramos: política nas correspondências e nos relatos de viagem, de Rafaella Giordano; e até mesmo pelas discussões de literatura e ensino, em BNCC: desafios e direcionamentos para o ensino das literaturas africana e afro-brasileira, de Elivelton dos Santos Melo. Que quereis mais, leitores?!

O POVO (comovido)
É demais, é demais!…

O JORNALEIRO
Mas escutem! Não acabei! Aqui também vão três doses literárias, três Criações. São os contos Indiana Jonas, de Arthur Scapini; Dália, de Agda Beatriz de Souza; e o p0ema b1nár10 Reverbete p/ máquina, de Daniel Grimoni Alfarella.

UMA CRIANÇA (sussurando, constrangida)
B-um-nár-dez?…

OUTRA CRIANÇA
Binário, tonta!

O JORNALEIRO
Mafuácast também retorna com o seu segundo episódio. Vinícius Rutes e Samanta Maia conversam sobre as diferentes experiências de escrita vivenciadas na faculdade.

O POVO
E a resenha? Qual será?

O JORNALEIRO
Ei-la! Ampliaremos as discussões para o universo cinematográfico: Adriano Menino de Macêdo Júnior e Victória Cruz Lima trazem uma Resenha do aclamado filme Mãe!, dirigido por Darren Aronofsky.

O POVO
E a entrevista?

O JORNALEIRO
A Entrevista desta edição, conduzida pelo professor e escritor Demétrio Panarotto, foi feita com dois poetas argentinos responsáveis pelo Festival Internacional VaPoesía Argentina: Ricardo Rojas Ayrala e Marta Miranda.

UM HOMEM
Está em espanhol?

O JORNALEIRO
É bilíngue, rapazeada! É bilíngue!

O POVO
Já não nos aguentamos! Deu de papo! Vamos logo à leitura!

(O povo avança sobre o jornaleiro, alvoroçado. Cai a cortina.)