Apresentação

Ana Paula Nunes de Sousa, Marcelo Antunes Netto

Caras leitoras e caros leitores, é com grande satisfação que anunciamos a mais nova publicação da Mafuá, a edição 39. Nesta edição, assim como nas anteriores, fomos muito felizes. Contamos com trabalhos de grande qualidade, os quais certamente contribuirão para o enriquecimento e discussão de estudos realizados no âmbito da Literatura. A edição 39 inclui ensaios, entrevista e obra rara.

Os ensaios (seis, no total) apresentam temas bastante variados, a saber:

Bernadete Vicente, em A cosmovisão dos povos originários em Eliane Potiguara, analisa o significado da cosmovisão dos povos originários em O pássaro encantado e A cura da terra, de Eliane Potiguara. Essas duas obras, diz a autora, evidenciam o respeito que os povos originários possuem pelos seus ancestrais.

Adressa Medeiros discute a recepção crítica dos romances O último dia de um condenado (1829) e Os miseráveis (1862), de Victor Hugo, na França do século XIX. Romances esses que, conforme escreve a autora, “foram alvo de ataques e controvérsias, em razão do seu distanciamento dos padrões morais e estéticos da época”.

Monalisa Alves e Victor Soares, no ensaio As múltiplas faces de Fernando Pessoa: aproximações entre Alberto Caeiro e Bernardo Soares, apresentam interessantes reflexões acerca da obra heteronímica, do processo criativo e da personalidade de Fernando Pessoa. Para isso, os pesquisadores fazem uma comparação entre dois de seus heterônimos: Alberto Caeiro e Bernardo Soares.

Camila Geovanna, por sua vez, analisa o livro Aziyadé, de Pierre Loti, voltando-se precisamente para a representação do gênero e da raça como elementos que concorrem para a reprodução da ideologia colonial. O estudo está fundamentado nos pressupostos teóricos de Said (2007), Lewis (1996) e Lugones (2020 [2008]).

Maria Nadiane e Carlos Geovane, do mesmo modo, foram muito felizes. No estudo que fizeram, esses pesquisadores analisam o elemento narrativo tempo em S. Bernardo, de Graciliano Ramos, enfatizando, respectivamente, o tempo psicológico, o físico e o da memória.

Érique Santana, no ensaio Entre luzes e sombras: a especulação metafísica nos poemas de João Filho em a Dimensão Necessária, realiza um estudo acerca dos elementos da poesia de João Filho, na obra A Dimensão Necessária. Além disso, ele busca apresentar a poesia de João Filho ao crivo da pesquisa acadêmica.

A entrevista ficou por conta da Maysa Monteiro. A pesquisadora teve a sorte de entrevistar a escritora brasileira Alê Motta, autora dos livros Interrompidos (2017) e Velhos (2020). Na ocasião, Alê fala um pouco sobre o seu processo de escrita, sobretudo em se tratando da escrita literária através de contos, que é, diz a autora responsável pela entrevista, “uma narrativa curta que abre infinitas possibilidades de pensar-refletir sobre temáticas necessárias – e evitadas – na sociedade”.

Na seção obra rara, temos Prós e Contras (1922), terceira e última coletânea das crônicas e artigos do panfletário Antônio Torres (1885 – 1934), publicada pela editora Castilho. Nessa obra, não faltam ironias, polêmicas e maledicências!

Eis o resumo, car@s amig@s.

Boa leitura!