O uso da plataforma Canva como suporte no processo de ensino-aprendizagem

Rauenas Silva Oliveira, Lara Sousa Pires, Sabrina de Araujo Aparecida, Walquiria Leal Moreira

RESUMO: O trabalho visa discutir a inserção das plataformas digitais no processo de ensino-aprendizagem, tendo como aporte teórico o que recomenda a Base Nacional Comum Curricular no que compete ao Letramento Digital na educação básica. Ao evidenciar plataformas úteis no exercício diário da prática pedagógica, optou-se por trabalhar com o Canva, que, lançado em 2013, apresenta-se como uma ferramenta de design acessível e intuitiva, que permite a criação de diversos conteúdos visuais, como gráficos, apresentações e infográficos. No contexto educacional, a plataforma facilita a produção de materiais didáticos, apresentações e avaliações online, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas nos alunos conforme as competências da BNCC. Para corroborar a aplicabilidade do Canva, no decorrer do artigo a plataforma é apresentada, seguido de um passo a passo básico de como utilizar a ferramenta em sala de aula. Por meio da pesquisa bibliográfica, tem-se como aporte teórico Almeida (2017), Ferrarini (2019), Brasil (2016) e outros.

Palavras-chave: Canva; educação; letramento digital.

ABSTRACT: The work aims to discuss the insertion of digital platforms into the teaching-learning process, guided by the recommendations of the National Common Curricular Base regarding Digital Literacy in basic education. In emphasizing useful platforms for daily pedagogical practice, Canva was selected for analysis. Launched in 2013, Canva is an accessible and intuitive design tool that facilitates the creation of various visual content, such as graphics, presentations, and infographics. Within the educational context, the platform aids in the production of instructional materials, presentations, and online assessments, thereby contributing to the development of critical and reflective skills in students, in accordance with the competencies outlined by the National Common Curricular Base. To substantiate the applicability of Canva, the article includes a detailed presentation of the platform, followed by a basic step-by-step guide on its use in the classroom. The theoretical framework for this research is supported by bibliographic sources, including Almeida (2017), Ferrarini (2019), Brazil (2016), among others.

Keywords: Canva; education; digital literacy.

INTRODUÇÃO

Considerando a imprescindibilidade de equiparar os métodos de ensino com o avanço tecnológico, as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas para facilitar o aprendizado e torná-lo moderno, já que se tornam necessárias “[…] novas e diferentes maneiras de produção de saberes e descobertas de conhecimento” (Almeida, 2005, p. 42).

Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que prevê o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos da educação pública e privada devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, postula a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e sua implementação no meio educacional, pois, segundo a BNCC (BRASIL, 2016), essas tecnologias propiciam uma aprendizagem mais significativa, mediando a prática docente para tornar o processo de ensino-aprendizagem configurado à realidade do estudante, estimulando assim o seu interesse. Rosa e Maltempi (2006, p. 61) compartilham do mesmo pressuposto quanto à função das TDICs no meio educacional, como pode ser perceptível na seguinte colocação:

[…] as TDICs permitem ainda a formação de uma rede de conhecimento, que interligados em diversos sentidos, unem-se em uma estrutura que propicia a expansão da criatividade, da imaginação, da memória e consequentemente dos sentidos.

Nessa perspectiva, é possível evidenciar a mediação eficaz que as ferramentas tecnológicas podem trazer ao meio educacional, tais como plataformas digitais que possibilitem ao usuário, tanto professor como aluno, formular apresentações de slides que facilitem a associação e compreensão do assunto abordado, organizar material para estudo e até mesmo aplicar avaliações online. Todas essas possibilidades são ofertadas pela plataforma Canva, ferramenta digital de design e comunicação visual, que é o objeto de análise deste artigo.

Lançado em 2013, a plataforma Canva permite ao usuário criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres, infográficos e outros conteúdos visuais, portando milhões de imagens, fontes e ilustrações, que embora o acesso ilimitado a esses recursos seja fornecido apenas aos assinantes da sua versão Pro, há inúmeros elementos ofertados de forma gratuita.

Inicialmente, em 2007, na Austrália, a criadora Melanie Perkins, ainda na faculdade, idealizou a criação de um software de design gráfico que pudesse ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não tivessem conhecimentos específicos para sua aplicabilidade, e, com a alta acessibilidade e adaptações realizadas, sua utilização passou a englobar 190 países, com mais de 100 milhões de usuários ativos, disponibilizada em 100 idiomas e contabilizando mais de 13 bilhões de designs criados.

Com todo o alcance, a ferramenta foi desenvolvendo mais recursos, passando a ser utilizada não só no meio empresarial, como também no âmbito educacional, já que a própria plataforma disponibiliza em seu site um subtópico específico para educação, onde postula a sua aplicabilidade:

O Canva para Educação se integra com as principais ferramentas para sala de aula, como Schoology, D2L, Moodle, Blackboard, Google Sala de Aula, Canvas e Microsoft Teams (Canva, 2024).

Diante do exposto, o presente artigo se propõe a apresentar a plataforma Canva como um recurso indicado para a implementação na sala de aula, expondo maneiras de inserir a plataforma na escola de forma simples, rápida e útil, em conformidade com o que sugere a BNCC no que compete às TDICs e o letramento digital.

IMPLEMENTAÇÃO DO CANVA NA EDUCAÇÃO

Por ter uma interface amigável e intuitiva, o Canva é uma plataforma que ganha destaque no mercado digital, oferecendo uma experiência satisfatória aos usuários que queiram mostrar um diferencial nos seus trabalhos, sem mesmo ter domínio na área de design gráfico. No meio educacional, o Canva proporciona uma versatilidade para a comunidade escolar, considerando a transversalidade, o multiletramento, a comunicação e a inovação pedagógica. Ademais, a implementação do Canva nas salas de aulas valoriza o uso das TDICs no desenvolvimento crítico, ético e reflexivo do aluno, de acordo com a competência 5 da BNCC.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2016).

Ao implementar as TDICs, é possível impulsionar aspectos de ações positivas em sala de aula, como o incentivo à criatividade, a interação e habilidades no processo de comunicação visual. No entanto, é crucial que os recursos sejam utilizados de forma consciente, alinhados com os objetivos educacionais e reconhecendo a importância insubstituível do professor, pois a verdadeira implementação das metodologias ativas vai além do uso da tecnologia, como afirma Ferrarini (2019, p. 26):

Os usos das tecnologias digitais facilitam o trabalho do professor e visualização em tempo real pelos alunos. No entanto, apenas o uso das tecnologias digitais, não possibilita conceituá-las ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar a questões objetivas, ainda que por meio digital, são atividades típicas das metodologias tradicionais, ou seja, aquelas ainda centradas na figura do professor e na transmissão do conhecimento.

No que compete ao desempenho da plataforma Canva, Moraes, Reginatto e Zara (2018, p. 30) afirmam que

[…] essa ferramenta torna-se rica por servir de suporte tanto para o professor como para o aluno, bem como para a fixação e aprendizado dos conteúdos, independente das disciplinas que forem ministradas durante o ato formativo.

Nessa perspectiva, pode-se considerar que o apoio da plataforma no ambiente educacional é uma solução cabível, independente das áreas trabalhadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Na tabela 1, encontram-se alguns exemplos de criação de conteúdo considerando as áreas do ensino básico:

Tabela 1 – Sugestões de conteúdo de apoio.

LINGUAGENS CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS DA NATUREZA MATEMÁTICA
– Infográficos Literários;
– Posters de Vocabulário;
– Mapas Conceituais de Textos;
– Fichas de leituras.
– Linha do Tempo;
– Mapas Interativos;
– Pôster.
– Infográficos Científicos;
– Painéis sobre Ecossistemas;
– Cartazes de Experimentos.
– Criação de jogos Matemáticos Interativos;
– Infográficos de Fórmulas;
– Diagramas e Gráficos.

Fonte: Autoria própria.

Discute-se amplamente como o uso de plataformas digitais representa um avanço significativo ao proporcionar oportunidades que enriquecem a prática pedagógica dos professores. No entanto, é evidente que, para que a adoção do Canva ou outra plataforma seja eficaz, é imprescindível uma formação docente especializada. Essa formação visa capacitar os educadores a explorar a vasta gama de recursos disponíveis e a identificar as melhores estratégias para maximizar o impacto de suas práticas pedagógicas.

Almeida (2017, p. 393) afirma que “[…] a disseminação do uso das TDICs, o vertiginoso avanço da ciência e as transformações sociais fazem com que o referencial sobre currículo assuma novas características e se apresente com uma multiplicidade de referências e orientações teóricas e metodológicas.” Nesse viés, pode-se considerar que a interação entre as TDICs e o avanço na ciência não apenas influencia a grade curricular, mas também destaca a necessidade de abordagens mais dinâmicas e interativas no meio educacional.

Assim sendo, inserir as inovações tecnológicas de maneira especializada nas salas de aulas, proporciona uma educação atualizada, dinâmica e adepta às transformações contemporâneas. A formação docente não apenas acompanha as mudanças na sociedade, mas também prepara os educadores para enfrentar desafios do mundo moderno.

PASSO A PASSO PARA PRODUZIR COM O CANVA EM SALA DE AULA

Diversos fatores contribuem para a popularização de uma plataforma, mas alguns indicativos favorecem a sua rápida aceitação pública. Destacam-se como tais indicativos, por seu caráter interativo, dinâmico e por sua facilidade de manuseio, aplicativos como TikTok, Instagram, Twitter e WhatsApp, que são aplicativos de mídia social focados na comunicação, entretenimento e diversão entre crianças, jovens e adultos. A sua aceitabilidade é tão intensa que, para muitos, além de um espaço de diversão, comunicação e notícias, tornou-se também a principal fonte de renda para uma nova modalidade profissional, o Digital Influencer.

É possível identificar nas plataformas digitais alternativas para práticas de ensino mais dinâmicas e atrativas para alunos e professores. A plataforma Canva, em decorrência do fácil acesso e o design intuitivo, tem-se popularizado rapidamente, não só na área do marketing, mas também na educação. Alunos e professores têm encontrado na plataforma maneiras rápidas e simples para reorganizarem as suas aulas, o seu material de estudo e até mesmo a avaliação online de aprendizagem, caso este evidenciado como resultado em um minicurso ofertado por uma disciplina de pós-graduação no nordeste brasileiro, como exemplifica o artigo “O uso do aplicativo Canva Educacional como recurso para avaliação de aprendizagem na Educação on-line”, de Lilian Franciele Silva Ferreira, doutora em Educação Matemática e Tecnológica.

O ambiente da pesquisa constituiu-se em um seminário temático de uma disciplina eletiva ofertada em um PPGE, em nível stricto sensu, geograficamente localizado em um município do Nordeste brasileiro. Na ementa, esta contemplava uma parte teórica acerca da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Presencial e a Distância com o uso das TICs, e em um segundo momento uma parte prática com a realização de seminários temáticos, envolvendo os aspectos iniciais da proposta. Os participantes da pesquisa são 12 (doze) discentes, que estavam como professores em formação, matriculados na referida disciplina e atuando nos seminários temáticos. Dentre os temas abordados, uma das propostas do seminário contemplou um curso online com o uso do aplicativo Canva Educacional para avaliação da aprendizagem (Ferreira, 2020, p. 30).

A proposta mostrou a plataforma Canva sendo utilizada para o processo de avaliação online de forma coletiva, possibilitando que todos os alunos participassem e produzissem conteúdo para aquisição de conhecimento fazendo uso de um mapa mental, recurso que propicia a hierarquização das ideias para a sistematização do conteúdo discutido, uma vez que nessa estratégia digital utilizam-se representações gráficas para organizar e sistematizar o conhecimento adquirido. Para fins de exemplificação, a atividade percorreu a seguinte metodologia:

O curso ocorreu da seguinte forma: de início a apresentação da proposta aos alunos da disciplina, disponibilizada por meio do AVA gratuito Google Classroom, comum a mensagem de boas-vindas à plataforma. A fim de articular a parte teórica da disciplina, foi apresentada, com slides interativos, o contexto da avaliação da aprendizagem, sendo disponibilizado um artigo sobre a temática para contextualização e leitura. Além disso, utilizou-se vídeos tutoriais sobre o aplicativo Canva Educacional para a construção colaborativa de mapa mental (Ferreira, 2020, p. 32).

Ao fim da atividade, os professores perceberam que a proposta executada por intermédio do Canva contribuiu para uma prática reflexiva dos professores em formação, como é evidente nos comentários dos cursistas (Ferreira, 2020, p. 34):

(P2) Gostaria de parabenizá-la pela forma lúdica como deu início à apresentação. Os slides conseguiram nos envolver de modo que não percebemos a introdução do tema. Em seguida, destaco o conteúdo apresentado. Embora a avaliação da aprendizagem esteja em discussão ao longo das últimas semanas, você conseguiu trazer elementos novos, como, por exemplo, alguns instrumentos de avaliação que não havíamos discutido ainda: painel integrado, caderno de campo e diário reflexivo.
P3) Não conheço esse recurso. Estou ansiosa para aprender mais um novo instrumento de trabalho.
(P5) Conheço o Canva, mas sempre utilizei a ferramenta para criação de designs voltadas à comunicação. A utilização para fins educacionais será algo inovador!
(P6) Gostei dessa nova forma de trabalhar a avaliação.

A fim de corroborar a tese de como a plataforma é intuitiva e passível de diversas possibilidades de criações no campo da educação, serão apresentadas, a seguir, as etapas de acesso e criação na plataforma Canva.

O primeiro passo é acessar a plataforma no endereço eletrônico “https://www.canva.com/pt_br/”. Na página inicial, o usuário será direcionado para o layout da plataforma com atalhos rápidos para as principais possibilidades de criação em seu ambiente virtual, como ilustra Figura 1.

Figura 1 – layout inicial da plataforma Canva.

Fonte: Canva (2024).

No “atalho A”, o usuário encontrará de forma rápida e simples o acesso direto à pasta de “projetos” criados pelo próprio usuário. Em seguida, em um atalho para “modelos”, serão encontrados designs passíveis de alterações para facilitar o processo de criação aos que não têm experiência ou não sabem criar um trabalho digital do zero. Assim sendo, é possível selecionar o modelo de trabalho existente e simplesmente alterá-lo de acordo com a necessidade do usuário. Em outro atalho para “apps”, o usuário terá acesso direto a diversos aplicativos vinculados à própria plataforma, sem necessidade de download. Os aplicativos comportam o que a plataforma Canva denomina como “mídia mágica”, aplicativos que produzem recursos através de Inteligência Artificial.

No “atalho B”, o usuário encontrará a barra de pesquisa para a busca de modelos que atendam a suas demandas, a exemplo de slides, mapa mental, mídias de divulgação para as diversas redes sociais, entre outras demandas. Ainda no “atalho B”, estão dispostos diversos acessos rápidos aos modelos de projetos mais procurados no Canva, incluindo modelos de documentos e sites.

Figura 2 – Modelos de projetos mais acessados.

Fonte: Canva (2024).

No “atalho C”, encontram-se as sugestões de trabalhos editáveis e também os resultados das buscas feitas na barra de pesquisa. No “atalho D”, é possível criar o seu trabalho absolutamente do zero, possibilitando o uso da criatividade, sem limitações. Após selecionar a opção de trabalho, o usuário é direcionado para o ambiente de criação virtual.

Na Figura 3 serão apresentados exemplos que mostrarão o percurso para criação de um slide, recurso que ilustrará a discussão apresentada.

Figura 3 – Percurso para a criação de slide.

Fonte: Canva (2024).

No “atalho A”, denominado designer, o usuário encontrará os mais diversos modelos a serem utilizados. Ao clicar sobre qualquer possibilidade de criação, o arquivo é apresentado para edição. No “atalho B”, serão disponibilizados elementos que deixarão o modelo animado com figurinhas, gifs e outros elementos gráficos. No “atalho C” a plataforma disponibiliza caixinhas para escrever textos no modelo escolhido, além de disponibilizar a possibilidade de alternar fontes para deixar o texto divertido e adequado à situação da proposta.

No “atalho D”, denominado “marca”, é possível alternar a cartela de cores do projeto de uma única vez. No “atalho E”, é permitido o upload de imagens e vídeos para personalizar o projeto. No “atalho F”, o usuário pode desenhar livremente no design e exercitar a criatividade. No “atalho G”, o usuário é encaminhado para os projetos de sua autoria para a visualização de seus trabalhos na plataforma. No “atalho H”, o usuário é direcionado para diversos aplicativos da própria plataforma, sem ter a necessidade de download para o seu uso. É importante salientar que todos os aplicativos funcionam a partir de Inteligência Artificial. No “atalho I”, a plataforma disponibiliza diversas imagens para ilustrar a apresentação que está sendo construída. No “atalho J”, a plataforma Canva possibilita o upload de diversos materiais, como tabelas e imagens para gerar um arquivo de mídia de forma rápida e simples, e no “atalho K” possibilita também a criação de gráficos.

No “atalho L”, o usuário pode fazer a apresentação pública de seu trabalho, em seu seminário, por exemplo. No “atalho M”, o usuário tem a opção de baixar, em diversos formatos, o documento criado e compartilhá-lo publicamente.

Embora apresente recursos com diversas possibilidades de criação, a plataforma Canva contém algumas limitações. A principal delas é a extrema dependência da rede de internet. Em decorrência disso, ações em áreas remotas, sem o acesso à rede de internet, podem prejudicar o desempenho da plataforma. Uma possibilidade para amenizar este empecilho é fazer o download de todo o trabalho. Outro aspecto que deve ser considerado é que a plataforma Canva disponibiliza certos recursos apenas mediante o pagamento de mensalidades ou anuidades, sem que isso, contudo, diminua o bom desempenho da plataforma, atualmente com mais de 250.000 modelos de designers gratuitos. Aos interessados em aproveitar todo potencial da plataforma, são oferecidos os seguintes planos de adesão mensal e anual aos usuários, conforme a ilustração da Figura 4.

Figura 4 – Planos de adesão.

 

Fonte: Canva (2024).

Como foi amplamente discutido, a plataforma Canva é acessível e muito fácil de usar e, exatamente por isso, a plataforma está em constante crescimento e alcançando diversos setores. A educação é um dos espaços onde a plataforma Canva apresenta excelente aceitação, e sua adoção no processo ensino-aprendizagem tem possibilitado ao professor aulas mais interativas e atrativas, enquanto os alunos são instigados a produzirem exercitando sua criatividade. Diversas outras possibilidades aguardam aqueles que desejam inovar na sala de aula.

TÉCNICAS AVANÇADAS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO COM O CANVA

Diversas técnicas podem ser exploradas com a plataforma Canva para aprimorar o ensino por meio da tecnologia. Um exemplo notável é o uso da plataforma na criação de histórias em quadrinhos (HQs) e também na produção de conteúdo visual, como foi demonstrado no artigo intitulado “Produzindo Com o Canva na Sala de Aula”. Este estudo utilizou o Canva durante as aulas de Linguagens Aplicadas às Tecnologias (LAT) e Letramento Midiático (LM) com os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades Ginásio Público José do Patrocínio (ETEC CIEP 414), em Campos dos Goytacazes, escola da rede estadual do Rio de Janeiro, durante o primeiro bimestre de 2023. As produções foram realizadas de forma colaborativa durante as aulas, com o objetivo de serem divulgadas posteriormente nas redes sociais:

Usamos Chromebooks para entrar no ambiente do Canva, muitos não conheciam a ferramenta e no começo foi um pouco complicado, tivemos algumas dificuldades, mas com a ajuda da nossa professora foi mais fácil. Foram criados posts sobre dois temas: combate à violência, ao bullying e cyberbullying, na disciplina de LAT, e fake news, na disciplina de LM (Ramos, 2023, p. 3).

Além dessas, existem diversas outras técnicas de utilizar o Canva para enriquecer o processo educacional, tais como:

a) desafios criativos que podem ser feitos regularmente com o intuito de promover a criatividade do aluno e sua capacidade de inovação para a resolução de problemas usando a plataforma Canva como mediadora da aplicação prática das habilidades aprendidas;
b) realidade aumentada (Ar): para complementar as propostas de atividade no Canva de modo dinâmico e interativo;
c) museus virtuais também são uma maneira de desafiar o aluno a reproduzir as discussões de sala de aula. Nessa proposta, professor e aluno têm liberdade para criar espaços interativos que remetem ao ambiente físico e relacionar com as discussões teóricas de sala de aula;
d) trabalhos artísticos colaborativos: pois a plataforma oportuniza a criação de atividades em equipes dentro de seu ambiente virtual. Os alunos são incentivados a produzir em grupo, o que torna as aulas colaborativas e mais divertidas;
e) apresentações criativas e dinâmicas de Portfólios: isso não apenas destaca suas conquistas, mas também desenvolve habilidades de apresentação pessoal e profissional. A transformação de portfólios acadêmicos em apresentações dinâmicas no Canva oferece uma visão mais envolvente e personalizada do progresso educacional dos alunos, incorporando elementos interativos, vídeos e gráficos.

À medida que o cenário educacional continua a evoluir, é essencial explorar e integrar ferramentas digitais para potencializar o ensino e promover experiências de aprendizado visualmente cativantes e inovadoras. Ao adotar técnicas avançadas e criativas, os educadores podem transformar a sala de aula em um espaço dinâmico e estimulante, onde os alunos são incentivados a explorar, criar e comunicar de maneiras que transcendem as barreiras tradicionais.

CONCLUSÃO

Por meio da discussão apresentada, é evidente que a plataforma Canva é uma grande aliada do planejamento e execução de aulas atrativas e divertidas. Além de possibilitar atividades mais dinâmicas, o professor inclui em sua prática o uso de TDICs e atua conforme as recomendações da BNCC no que compete o letramento digital.

Tais atualizações são necessárias para que o ensino caminhe em consonância com a dinamicidade da vida de crianças e jovens que estão familiarizados com a tecnologia, pois há uma crescente necessidade da instituição por este espelhamento com a realidade dos alunos, para que estes não vejam a escola como um local vazio de utilidade, uma vez que, se o aluno não encontra sentido em sua rotina escolar, consequentemente ele não se sentirá atraído pelo ambiente de ensino.

O presente artigo visa a ressaltar como a plataforma Canva pode auxiliar alunos e professores nessa transição do tradicional para o dinâmico, de forma simples e divertida, e destaca, inclusive, que isso já tem sido feito por escolas e o resultado tem se mostrado positivo.

REFERÊNCIAS

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