Apresentação e editorial

Mafuá

Caro leitor,

o presente número da Mafuá: Revista de Literatura Brasileira em Meio Digital evidencia a consolidação de uma idéia cuja pretensão é o incentivo à produção científica entre alunos de graduação. Dentre outras coisas, o que nos leva a apostar nessa consolidação é a grande procura dos alunos pelo espaço oferecido, bem como o reconhecimento dos professores, comprometidos com a graduação, acerca da carência de espaços com esta finalidade.

Vale destacar também a seriedade com que professores altamente conceituados – e aqui falamos dos integrantes da Comissão Editorial – lidaram com os textos submetidos à apreciação, o que nos traz imensa satisfação por julgarmo-nos compreendidos. Bem sabemos que a contribuição pretendida pela revista visa a colocar o aluno, em fase de graduação, num processo reflexivo acerca de sua própria postura enquanto estudioso, ou melhor, enquanto acadêmico.

Os textos desta edição atravessam temas bastante variados, que, como não poderia deixar de ser, vão dos autores canonizados em nossa literatura – Augusto dos Anjos (uma abordagem que foca a influência filosófica presente na obra do poeta), Oswald de Andrade (uma leitura do documento literário O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo), Raul Pompéia (um diálogo com Raízes do Brasil ). Passam também por um Assis Brasil, autor de menor ressonância (se pensarmos nos três primeiros citados), mas que pode despertar real interesse, dentre tantos, nos leitores que buscam na “mistura” ficção/história refletir os acontecimentos do período de repressão no Brasil de 60. E, para completar o ecletismo dos temas presentes neste número poderemos percorrer as linhas d’O Xamã ao contador de histórias: uma viagem pelos contos tradicionais, bem como as do texto que trabalha Jorge Andrade para nos informar sobre o Teatro de Comédia Brasileiro.

Sobre a literatura rio-pratense, o ensaio “El luguete rabioso y la inauguración de la narrativa urbana” lança um olhar sobre a peculiar representação da cidade dentro da prosa de Roberto Arlt, em contraparte à mesma na tradição literária precedente ao mesmo autor.

Assim sendo, esperamos que a satisfação em navegar por esta edição se aproxime da que nos foi possível sentir quando da feitura da mesma.

Atenciosamente,
Os Editores.

 


 

COMISSÃO

Aírton Sampaio Araújo (Universidade Federal do Piauí)
Alamir Aquino Correa (Universidade Estadual de Londrina)
Alckmar Luiz dos Santos (Universidade Federal de Santa Catarina)
Armelle Le Bars (Universidade Paris 3)
Jaime Ginzburg (Universidade de São Paulo)
José Luís Jobim (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Lucila Nogueira (Universidade Federal de Pernambuco)
Luís André Nepomuceno (Centro Universitário de Patos de Minas)
Luis Filipe Ribeiro (Universidade Federal Fluminense)
Marcos Antônio Siscar (Universidade Estadual Paulista – S. J. Rio Preto)
Saulo Cunha de Serpa Brandão (Universidade Federal do Piauí)
Suzi Frankl Sperber (Universidade Estadual de Campinas)
Tânia Regina Oliveira Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina)
Wander Nunes Frota (Universidade Federal do Piauí)

CONSELHO

Alckmar Luiz dos Santos
Cristiano de Sales
Saulo Cunha de Serpa Brandão
Victor Luiz da Rosa